As datas sazonais são momentos comemorativos em que as vendas do comércio aumentam.

O Natal, por exemplo, pode representar o lucro de até 3 meses! Por isso, quem é vendedor precisa se planejar para aproveitar os melhores meses do ano.

Com criatividade e dedicação, sua loja pode se destacar e atender melhor os desejos de quem aproveita as datas especiais para comprar mais.

Confira quais são as datas sazonais que mais impactam o comércio e veja como usá-las a seu favor!

 

 

A importância das datas sazonais para o comércio

As datas comemorativas são valiosas porque é hora de vender mais, fazer propaganda para alcançar mais pessoas, divulgar o negócio e criar ofertas para limpar e renovar o estoque.

Com essas ações você tem a chance de conhecer melhor o seu público e se aproximar dele, tendo mais informações para acertar nas ações e ofertas.

Como a concorrência no e-commerce é grande, saber agradar o cliente é fundamental, por isso, oferecer descontos, vantagens e frete barato são estratégias que se destacam nas vendas em datas sazonais.

 

 

Como usar as datas sazonais para impulsionar suas vendas?

Não basta criar promoções, é necessário promover a marca criando campanhas para atrair novos clientes. As datas sazonais são ótimas para impulsionar o marketing do negócio e se destacar no mercado.

Para isso, você precisa preparar o calendário e criar conteúdos voltados para a data comemorativa. Além disso, é importante ter boa reposição de estoque, focar no atendimento ao cliente e, caso tenha um espaço físico, investir em decoração.

O ideal é planejar com antecedência e entender o que os clientes buscam. Confira a seguir as datas que mais agitam o comércio e saiba como se preparar.

 

 

7 datas para ficar de olho

No Brasil existem algumas datas sazonais que fazem a diferença para os negócios, entenda melhor cada uma delas e saiba como planejar suas estratégias.

 

Carnaval

É uma festa muito tradicional e esperada pelos brasileiros e você pode transmitir este sentimento para o negócio. Seja com decoração, adaptando as embalagens dos produtos e encomendas ou então criando um conteúdo diferenciado nas redes sociais.

 

Dia do Consumidor (15 de março)

Apesar de não ser exatamente uma data comemorativa, o Dia do Consumidor é bastante aguardado e quem compra espera encontrar boas promoções. É uma ótima oportunidade para o negócio reafirmar o compromisso com a experiência do consumidor.

 

Dia das Mães (maio)

Esta é uma ótima data sazonal para o comércio. Invista em promoções e em uma decoração cheia de emoções. Você pode se destacar com produtos como flores, vestuário e acessórios.

 

Dia dos Namorados (12 de junho)

A data foi criada no Brasil para movimentar o comércio no mês de junho e se tornou uma das datas sazonais mais importantes. Use a criatividade e invista em ideias românticas para conquistar os casais, como kits com flores e chocolates.

 

Dia dos Pais (agosto)

Inove nas campanhas e incentive o público a ir além do tradicional, como comprar camisas, gravatas ou meias. Destaque os itens que vão dar uma experiência ao pai, como artigos esportivos ou livros. Comunique bem as qualidades do seu produto e busque encaixá-lo em diferentes perfis.

 

Black Friday (novembro)

A Black Friday vem crescendo a cada ano no Brasil e os clientes esperam apenas uma coisa: pagar menos. Por isso, crie um bom planejamento para oferecer descontos e atender a alta demanda, já que para muitas pessoas é a hora de comprar o celular, a TV ou o eletrodoméstico tão esperado.

 

Natal (25 de dezembro)

Esta é a última e a mais importante data comemorativa. É preciso garantir o estoque e vale até trabalhar fora do horário normal para vender mais. Invista na decoração, inclusive na loja virtual e crie pacotes de presentes com temas natalinos.

 

 

Crie uma reserva financeira para os meses menos agitados

O comércio como um todo tem momentos de altos e baixos nas vendas. Sabendo disso, você pode criar uma reserva financeira nos meses de maior lucro, naqueles com as datas sazonais.

Janeiro, apesar de ser temporada de verão, pode ser fraco para alguns comércios, pois o gasto foi grande no final do ano e é momento de gastar com despesas como IPVA, matrícula escolar dos filhos e custo das férias.

 

 

FONTE: https://blog.pagseguro.uol.com.br/saiba-como-se-preparar-e-vender-mais-nas-datas-sazonais/