Uma das maiores vantagens das vendas pela internet é o jeito simples e prático de comprar. Mas tão fácil quanto colocar um item no carrinho é desistir da compra.

O chamado carrinho abandonado é um dos principais desafios de quem vende online, e aqui entra outro detalhe: ele tem relação direta com o valor do frete.

De acordo com esta pesquisa realizada pelo Reclame Aqui, a quantidade de reclamações  sobre o valor do envio aumentou mais de 60% no último ano. Isso mostra que as lojas que não cuidarem do preço das encomendas vão perder oportunidades.

Confira a seguir como oferecer fretes mais baratos e continuar lucrando com a loja online.

 

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Entenda como o preço do frete interfere na decisão de compra

Frete caro espanta cliente. Ninguém quer pagar pelo serviço porque ele não entrega valor e não é uma vantagem para o consumidor.

Para ter ideia, uma pesquisa mostrou que mais da metade dos casos de abandono de carrinho aconteceram quando o cliente viu o preço cobrado.

E como realizar vendas online sem abrir mão da entrega? Isso é quase impossível, então o jeito é encontrar equilíbrio no preço cobrado para não perder oportunidades.

 

Dicas para melhorar sua estratégia

Se o frete é tão importante, você precisa saber como deixá-lo do jeito que o cliente gosta, confira algumas dicas!

Realize parcerias com transportadoras

Negocie com a transportadora para fechar acordos: ela ganha no volume de encomendas e você paga menos em cada pacote. Assim, é possível negociar descontos e repassar para o cliente, diminuindo o valor do frete de cada compra.

Ofereça diversas opções de entrega

Diversifique as opções para evitar o abandono do carrinho. Assim, o cliente decide entre um envio mais caro e rápido ou com prazo de entrega maior, porém mais barato.

Isso dá ao consumidor o famoso poder de escolha e ele sente que manda nas regras.

Dê a opção de agendamento da entrega

Se o cliente não vê valor na entrega, você pode dar ainda mais controle e personalizar esse serviço, o que pode ser feito com agendamento de entregas.

Quando as pessoas sabem a hora e o dia certo da chegada da encomenda, ficam mais satisfeitas e acaba aquele medo de retorno do pacote.

O frete deixa de ser só transporte e passa a se encaixar na rotina do consumidor e isso muda o jeito que ele encara o preço que paga. 

Trabalhe com pontos estratégicos para retirada dos produtos

Para os clientes que não querem pagar ou esperar, ofereça uma opção totalmente gratuita: a retirada do produto. 

Não precisa ter loja física para colocar em prática, o cliente pode buscar a compra na sua casa, no seu estoque, em alguma loja parceira de sua cidade ou você pode combinar um encontro em algum local público.

 

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Experiência do consumidor: o frete interfere e você precisa ficar atento

Sabe por que falamos tanto de frete até agora? Porque ele é essencial na experiência do consumidor, que envolve várias coisas como escolher o tipo de pagamento, preços e a forma de envio.

Portanto, pense sempre nas entregas como algo muito importante para o sucesso do seu negócio e nunca esqueça: quanto melhor a experiência mais chances de fidelizar clientes.

 

 

FONTE: https://blog.pagseguro.uol.com.br/saiba-como-evitar-o-abandono-do-carrinho-e-aumente-suas-vendas-online/