A gestão financeira é uma das principais atividades na rotina de um negócio. É a partir dela que surge a oportunidade de fazer análises de resultados, criar metas para os meses seguintes, prazos para cumprir objetivos e acompanhar todas as operações.

 

Por isso, separamos 5 dicas de gestão financeira que podem melhorar o controle e desenvolvimento de qualquer pequeno negócio.

 

 

O que você entende por gestão financeira?

Se pensou em processos que envolvem controle, administração, planejamento e acompanhamento financeiro da sua empresa está certo! Além de organizar, a gestão serve para aprimorar resultados financeiros, já que é a partir dela que se tem conhecimento real sobre o progresso do negócio, se ele está gerando lucro ou não.

E, com essas informações, é possível criar estratégias que visem tanto crescer quanto contornar prejuízos. Entendeu por que é importante coletar dados e fazer uma gestão financeira completa e eficaz?

 

LEIA TAMBÉM: 4 fatores que influenciam seu público a comprar de você (ou não!)

 

5 dicas para melhorar o controle financeiro empresarial

Realizar o controle financeiro empresarial pode ser uma tarefa desafiadora, afinal de contas, muitas vezes uma única falha pode resultar em saldo negativo ou em um erro de contabilidade. Veja como otimizar o controle das finanças e manter seu caixa positivo:

 

1. Separe orçamento pessoal e profissional

Essa separação não é apenas importante, é básica!  Tenha como regra número 1 para não se confundir na hora de pagar contas. Utilizar o dinheiro destinado ao investimento do negócio para pagar suas próprias contas pode ser perigoso e criar uma bola de neve no controle financeiro.

Contas separadas evitam que você gaste recursos de forma indevida, além disso, é possível visualizar melhor entradas e saídas e, automaticamente, fazer uma apuração das contas mais precisa, o que facilita as decisões que você precisa tomar diariamente no trabalho.

 

2. Planejamento estratégico já!

Adotar o hábito de mapear os caminhos que precisam ser seguidos para atingir os objetivos esperados possibilita uma visão clara e realista de onde o seu negócio está e onde você quer chegar.  Para isso você deve criar um plano com as metas que serão alcançadas.

Este método ajuda não só na organização financeira, como também na preparação das ações que você tomará no seu negócio.

 

3. Crie uma rotina de cuidados

Crie uma rotina com todas as atividades que envolvem o financeiro do negócio, desta forma você se organiza melhor e não deixa nenhum afazer para trás. Para isso você precisa:

  • Coordenar as contas que precisam ser pagas e as contas a receber;
  • Cuidar dos processos fiscais do seu negócio;
  • Cuidar dos recebimentos e das cobranças que precisam ser feitas;
  • Administrar o fluxo de caixa;
  • Realizar um controle de estoque;
  • Construir fundos de reservas;
  • Analisar os investimentos do negócio;
  • Prevenir desperdícios;
  • Fazer um planejamento do futuro financeiro do negócio, etc.

Desta forma, o restante das áreas da sua empresa também se manterão em ordem!

 

4. Cada setor no seu quadrado

Destine uma parcela do capital separadamente para cada setor. Ao reservar um orçamento para cada um, será mais fácil entender as necessidades e usar o dinheiro do negócio com sabedoria.

Esta estratégia também irá te ajudar na prestação de contas, assim fica mais fácil saber com exatidão como o dinheiro foi gasto ou investido.

 

5. Não se perca na inadimplência

Esta é uma das estratégias mais importantes para a gestão financeira! Preste atenção: esteja preparado para algumas despesas pendentes no momento de fechar o caixa. Para não ser pego de surpresa, adote medidas antecipadas para impedir que os débitos aumentem, ou pior, caiam no esquecimento.

Para essa missão será preciso ter um controle contínuo de devedores e, principalmente, criar estratégias que facilitem o quitamento das dívidas, como flexibilidade de parcelamentos ou descontos para pagamentos à vista.

 

 

Entenda qual a importância da gestão financeira para as empresas

Aplicar as dicas de gestão financeira irá trazer resultados positivos para todas as áreas do seu negócio. Controlar a saúde monetária é ter certeza de que os gastos estão sendo direcionados corretamente e que o seu trabalho vale realmente a pena!

Mas as vantagens não param por aí não, veja só:

  • Precisão das ações financeiras;
  • Cumprimento de metas e prazos;
  • Redução de riscos, erros e prejuízos;
  • Previsão de despesas e receitas;
  • Mais produtividade e motivação da equipe;
  • Facilidade em gerir outras áreas do negócio.

 

Objetivos do gerenciamento das finanças organizacionais

O maior objetivo da gestão financeira, além da organização, é guiar nas decisões de investimentos futuros, como ferramentas, tecnologias e também no pagamento de contas. Ao fazer isso o negócio se preocupa em:

  • Fornecimento: criando uma rede de produtos de qualidade;
  • Recursos: utilizando os fundos do negócio de forma correta para fazer investimentos buscando uma melhoria;
  • Capital: criando um planejamento eficaz, gerando equilíbrio entre os gastos e os ganhos do negócio.

 

 

FONTE: https://blog.pagseguro.uol.com.br/gestao-financeira-dicas-para-administrar-o-dinheiro-do-seu-negocio/