“Como aumentar as vendas” é a pergunta que não quer calar na mente dos empreendedores.

Como MEI, você pode se sentir ainda mais pressionado para lucrar, especialmente se há poucos recursos para investir e, principalmente, se a empresa é sua única fonte de renda. Mas, felizmente, é possível aumentar suas vendas sem grandes malabarismos e de forma acessível.

 

 

Como aumentar as vendas da MEI

Saber como aumentar as vendas é parte essencial do repertório da MEI. Veja nossas dicas para preparar o terreno.

 

Conheça melhor seu público

Saber para quem você vende é um dos primeiros passos para aumentar as vendas de forma consistente. Não basta entender que existe demanda de um produto ou serviço no mercado: é preciso investigar o perfil dos seus potenciais clientes e mirar no público-alvo certo.

Por exemplo, se você tem uma loja de roupas, precisa escolher o gênero, faixa etária, classe social e estilo (esportivo, casual, fino, etc.) com os quais vai trabalhar, certo?

Da mesma maneira, um restaurante precisa definir sua gastronomia e entender quem são as pessoas que procuram esse tipo de comida (mais velhos ou mais jovens? Classes A, B ou C? Qual estilo de vida?).

Para começar a fazer esse mapeamento, é muito simples: basta coletar o cadastro mais completo possível dos seus clientes. Se você tiver uma planilha com nome, gênero, idade e endereço, por exemplo, já poderá concluir quais são os perfis mais comuns e direcionar melhor suas ações a partir desses dados.

 

Tenha uma marca atrativa

Você já parou para pensar se sua marca é atrativa para seus clientes?

Para chamar a atenção, você precisa, no mínimo, de um nome que soe bem e seja fácil de memorizar, um logotipo bem feito e uma identidade visual.

Esses detalhes farão grande diferença nos seus resultados comerciais, pois todo cliente julga a empresa pela aparência da sua comunicação – e não é preciso investir muito para ter uma boa marca.

 

Acompanhe tendências

O empreendedor não pode ficar parado no tempo, pois o mercado segue mudando rapidamente e se renovando dia após dia.

O dono da loja de roupas, por exemplo, precisa acompanhar as tendências de moda para saber o que vai bombar na próxima estação, certo?

O mesmo vale para todos os segmentos, pois estar ligado nas novidades do mercado é uma forma de chegar sempre na frente da concorrência e conquistar mais clientes. Então, certifique-se de que você está por dentro das tendências da sua área de atuação e que traz sempre o melhor para seus clientes.

 

Diversifique seus canais de venda

Será que você está aproveitando todos os canais disponíveis para aumentar suas vendas?

Os clássicos são a venda presencial, na loja física, e a venda pelo e-commerce, mas existem muitas outras possibilidades.

Um exemplo são as vendas pelo WhatsApp, que têm tudo para impulsionar seus resultados. Além disso, muitos lojistas conseguem expandir seus negócios entrando em um marketplace.

 

Ofereça mais formas de pagamento

Sabia que as formas de pagamento oferecidas para os clientes fazem muita diferença nas vendas? Isso porque os consumidores buscam o máximo de flexibilidade na hora de pagar por suas compras.

O essencial hoje em dia é ter maquininha de cartão ou utilizar um sistema de pagamento online que aceite várias bandeiras de crédito e débito.

No e-commerce, também é importante oferecer a opção de boleto de cobrança, já que muitas pessoas não possuem cartão ou conta bancária.

Você também pode vender com Pix online ou na loja física, facilitando o pagamento do cliente e agilizando seus recebimentos. Afinal, você não vai querer perder uma venda por não oferecer o meio de pagamento que o cliente procura, certo?

Lembre-se apenas de incluir as taxas cobradas por bancos e operadoras na hora de fazer a precificação dos seus produtos/serviços.

 

Capriche no atendimento

A excelência no atendimento ao cliente pode ser o diferencial que você precisa para aumentar suas vendas. Além de facilitar o fechamento dos negócios, um bom relacionamento também ajuda a reter e fidelizar clientes.

Mas atenção: não adianta atender o cliente maravilhosamente bem no início e depois escorregar no pós-venda.

 

Fique de olho nos concorrentes

Você tem o costume de observar seus concorrentes ou nem lembra que eles existem?

Se você quer ter um bom posicionamento no seu setor, precisa acompanhar as ações da concorrência e se inspirar no que o mercado anda fazendo.

Você terá ótimas pistas sobre o que fazer para aumentar suas vendas se estiver sempre monitorando outras empresas do mesmo segmento.

 

Faça parcerias estratégicas

O MEI só tem a ganhar fazendo parcerias estratégicas com outras empresas.

Você pode somar forças com negócios locais semelhantes que atendem o mesmo público, como um cabeleireiro que fecha uma parceria com uma perfumaria para aumentar as vendas de ambos os negócios, por exemplo.

O importante é chegar a um acordo bom para todos e deixar muito claras as condições em um contrato.

 

Use mais as redes sociais

As redes sociais são o melhor canal para fazer o marketing da sua MEI.

Nessas plataformas, você consegue ter uma relação mais próxima com seu público, gerar engajamento e atrair novos clientes.

Dependendo do seu público, vale a pena explorar outras redes como Twitter, LinkedIn, Pinterest, Tik Tok e Youtube.

 

 

O que fazer para vender mais sendo MEI

Você já tem algumas pistas de como aumentar as vendas, agora vamos à parte mais prática. Confira dicas para começar hoje.

 

Aproveite as datas comerciais

As datas comerciais são sempre grandes oportunidades de aumentar as vendas, independentemente do seu segmento.

Você pode planejar com antecedência suas promoções de Dia das Mães, Natal, Ano Novo, Dia das Crianças, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Black Friday, entre outras datas importantes para a sua empresa.

Assim, você terá picos de venda durante todo o ano e muitas chances de liquidar estoques e lançar novos produtos e serviços.

 

Crie promoções

O brasileiro não resiste a uma promoção, e você precisa usar isso em favor do seu negócio.

Existem vários tipos de promoções, como por exemplo:

  • Liquidação de produtos que estão parados no estoque
  • Promoção temática com data comemorativa
  • Sorteio de prêmios
  • Concurso cultural
  • Distribuição de brindes
  • “Compre 1 leve 2”.

 

Dê descontos com inteligência

Os descontos também enchem os olhos dos consumidores, mas precisam ser usados com inteligência.

É muito importante que você calcule o impacto de cada desconto concedido e se certifique de que o valor irá compensar no final, de acordo com sua margem de lucro e custos.

Uma estratégia comum é dar descontos melhores em produtos de maior saída e deixar os descontos menores para os que vendem menos, o que acaba compensando financeiramente.

Você também pode optar pelos descontos progressivos, ou seja, aqueles que aumentam conforme o cliente compra mais produtos. Por exemplo, para dois produtos o desconto é de 5%, para três, 10%, e para quatro, 15%.

No e-commerce, o desconto que mais faz sucesso é o do frete grátis, que pode ser condicionado a um valor mais alto de compra.

 

Aposte na fidelização

A fidelização é o caminho para aumentar suas vendas de forma contínua. Afinal, clientes fiéis são 50% mais propensos a comprar novos produtos e serviços da empresa e gastam 31% mais do que os novos, segundo um relatório publicado pelo HubSpot.

Para fidelizar seus clientes, você pode investir em um programa de fidelidade, oferecer descontos para a próxima compra, enviar promoções personalizadas e várias outras estratégias.

Além de comprar sempre de você, o cliente fiel pode aumentar o ticket médio e elevar seu faturamento.

 

Use o e-mail marketing

O e-mail marketing continua sendo um canal excelente para gerar mais vendas na sua MEI.

A dica é cadastrar o e-mail dos seus clientes em uma lista e enviar promoções, descontos e novidades continuamente. Assim, seus clientes estarão sempre sintonizados nas suas ofertas e você terá muitas oportunidades de aumentar as vendas.

 

 

FONTE: https://blog.meifacil.com/vender-mais/como-aumentar-as-vendas/