Diversificar a forma de pagamento para o cliente é uma estratégia inteligente e que ajuda a alavancar as vendas, beneficiando muito pequenos empresários e profissionais autônomos.
Pense em quantas negociações você já perdeu pelo simples fato de não oferecer uma máquina de cartão. Atualmente, é inconcebível estar preso apenas aos pagamentos feitos em dinheiro em espécie.
Até pouco tempo atrás, aceitar o cartão de crédito ou débito parecia algo distante para pequenos estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços. Hoje, no entanto, a oferta da máquina de cartão como opção de pagamento é uma necessidade para todos os negócios, inclusive para os autônomos.
De acordo com dados do Banco Central, em 2018, o número de pagamentos feitos com o cartão ultrapassou a marca dos pagamentos feitos em dinheiro em várias regiões do país. Essa mudança na preferência do consumidor tem vários motivos.
Em primeiro lugar, as pessoas preferem circular com menos dinheiro por questão de segurança. Além disso, hoje, os trabalhadores recebem seus salários por meio de depósitos e transferências bancárias, e não em espécie, como acontecia há alguns anos.